Eu já os conheço deste 2008, por isso lembro-me de grandes feitos como o MKMF 2008, o lançamento do álbum MIROTIC (que infelizmente por ser menor na altura não pude comprar...), o lançamento do album secret code, etc.
Na altura o "meu nivel de fã" era apenas ver algumas entrevistas deles no youtube, ou ouvir os últimos albuns/singles que eram lançados, por isso eu só soube deste conflito JYJxSM muito depois do dia "31 de Julho".
Lembro-me dos outros singles que foram lançados, Break Out, Toki wo Tomete, e sinceramente eu só percebi até onde a situação tinha chegado quando vi o primeiro single JYJ que eles lançaram no japão. Na altura lembro-me de ver fancams do YunHo no especial Michael Jackson e de ver random scans de revistas com fotos do ChangMin.
Foi nesse momento que percebi que os HoMin tinham ficado para trás. Enquanto os JYJ continuavam com a suas carreiras musicais, mesmo com dificuldades porque não podiam aparecer na TV, os HoMin eram vistos em revistas ou fancams de eventos da SM, o único que fez algo relacionado com a música durante a "pausa" foi o YunHo.
E por essa altura houve um novo conflito, JYJ x Avex x SM, em que a SM levou a melhor.
Depois os JYJ lançaram o seu primeiro album. Na altura lembro-me de haver uma grande felicidade compartida entre as cassies, e era quase obrigatório comprar uma cópia, seja para apoia-los na sua carreira ou para mostrar à SM que eles conseguem vender tão bem com SM ou sem SM.
E ai apareceram fancams do YunHo e do ChangMin a cantarem na SMTown LA, uma música chamada "Maximum", outra chamada "Keep Your Head Down", e outra chamada "Big Time". A qualidade do som era horrível, mas no momento não me importava, o importante era ouvi-los cantar.
Tudo aconteceu muito depressa, de repente apareceram notícias sobre o comeback dos HoMin com o nome DBSK. Por um lado eu achava mal porque afinal DBSK são 5 e não 2, mas por outro lado fiquei contente por poder voltar a ouvir as suas vozes em músicas novas, afinal eles não podiam ficar em hitatus para sempre, não é?
Lembro-me de ser um domingo, e antes de ir dormir fui ao site iHoneyJoo e o album (versão especial) já estava disponível para baixar. (Ironicamente a minha cópia do album JYJ tinha chegado na semana anterior ao lançamento do album dos HoMin.) Na manhã seguinte havia uma enorme guerra entre as cassies pela tradução da letra "Keep Your Head Down" e quando a procurei pelo youtube consegui encontrar uma versão em espanhol, achei isso muito rápido porque a música tinha sido lançada à menos do que 24h e normalmente as traduções espanholas não são traduzidas directamente do coreano, mas sim das traduções inglesas.
Eu própria, nessa altura, comentei no meu blog sobre como as letras pareciam ser tão directas aos JYJ.
Depois vieram os lives (eu sempre achei que algo estava errado com o changmin naquele primeiro live, a expressão facial era feroz de mais, afinal era pelo mic estar avariado, lol, tudo tem uma explicação) e durante o mês de janeiro visitei o allkpop diariamente (pelas performances live e noticias relacionadas com o album).
E depois houve aquele twitter que eu nem quero lembrar (eu percebo que o JunSu escreveu isso de cabeça quente, mas também percebo que o YunHo deve ter ficado magoado com isso).
Depois, neste verão, descobri que os HoMin falaram sobre os JYJ num programa chamado “TAXI”. Foi muito difícil conseguir um vídeo traduzido em inglês (o programa tinha ido para o ar em Abril, e na altura em que procurei todos os links do youtube eram inválidos, aka os vídeos tinha sido retirados por causa do copyrights) mas por fim consegui.
Fiquei contente por finalmente saber a versão dos HoMin, já que até ao momento só conhecia a versão dos JYJ.
Mais tarde descobri outro programa em que eles falavam sobre o mesmo assunto, tendo este ido para o ar em Março (Knee-Drop Guru, para quem está interessado eu posso deixar os links dos vídeos). E eu descobri pelo vídeo “The Story of TVXQ” (na altura estava a ouvir lives dos 5, e cliquei no link desse vídeo porque pensei que contasse a história dos 5).
https://www.youtube.com/watch?v=qP88xmnoS1Y&feature=related – link para quem tiver curiosidade, existe várias versões, em inglês, espanhol, japonês, chinês e coreano, por isso é só escolherem a língua que entenderem melhor.
Vou ser completamente sincera sobre o que achei do vídeo, eu achei-o anti-JYJ, ponto. Eu sei que os HoMin sofreram muito (percebi quando eles falaram sobre os JYJ nesses dois programas), mas não preciso de nenhum vídeo que me diga isso. Eu consigo perceber quando alguém está a tentar influenciar-me, e essa foi a sensação que tive ao ver esse vídeo. E não é que eu seja mais fã dos JYJ, por acaso eu vejo/leio mais coisas acerca dos HoMin do que dos JYJ. É porque eu realmente achei que isto é um anti-JYJ, peço desculpa aos criadores desse vídeo se essa não era a vossa intenção.
Nota – o que o YunHo/ChangMin diz e os subs batem certo (sim, aquela história das fãs é verdadeira, está no programa “Knee-Drop Guru”), sobre aquilo do anti-JYJ só estou a referir-me aos comentários que os criadores desse vídeo escreveram, é como se tratassem os HoMin como heróis e os JYJ como os maus da fita.
E com esse vídeo descobri algo que as fãs chamavam de “6.25 meeting” e a curiosidade foi maior, por isso procurei pelo youtube.
Quando vi esse vídeo, passei o tempo todo a pensar “não me envenenem contra os JYJ”. O que os familiares dos JYJ falaram não me interessa para nada, afinal eu não sou fã dos pais deles, mas sim dos DBSK, né? E eu não consigo acreditar que os JYJ pudessem ser capasses de falar assim dos HoMin (o bom é que percebe-se que nenhuma das vozes é dos JYJ, e por isso eu não acreditei em nada do que li).
Mais tarde eu cheguei ao famoso blog “truetvxq” (ele é famoso?). No inicio pensei que não houvesse nada de influenciável, até porque a bloguista só traduzia, e se eu não acreditar que os tradutores fazem bem o seu trabalho, então eu nem me dava ao luxo de ler “eng subs”.
Mas eu achei a ideia dela de um contracto “perfeitamente normal” tudo menos normal.
A primeira coisa que sempre achei errada no contracto é o tempo de dormir (eu preciso, pelo menos, de 8h de sono para estar prefeita no dia seguinte, como é que eles só podem dormir 4h no máximo?!),
E a segunda coisa que sempre achei errada no contrato foi a percentagem de dinheiro que recebiam (no programa TAXI o ChangMin disse que o seu pai estava contra no começo da sua carreira, mas que mudou de ideias quando viu a conta bancária do filho, o que quer disser que eles não deviam receber assim tão mal, e olhem que isso foi no começo da carreira, imaginem como foi a partir de 2006?). Eu sei que é preciso de pagar a x pessoas, mas acho que 20% já seria um valor justo (não venham com 70%, até porque têm que se lembrar de todo o staff que trabalhou, não foram só 20 pessoas, e o custo da produção dos CDs e depois a SM tem que ter algum lucro; as empresas têm sempre que ter algum lucro, não existe nenhuma surpresa nisso, por acaso alguém acha que os artistas dos USA recebem 100% do valor das vendas de álbuns? Claro que não).
Sobre os 13 anos eu nunca vi nada de mal, até porque se eles tivessem um ambiente de trabalho bom (não os pressionarem muito, receberem o que acham que merecem, dormir o que todo o ser humano tem direito a dormir por dia) acho que mesmo depois dos 13 anos eles iriam querer renovar o contracto, né?
Uns dias depois ouvi disserem que o blog “truetvxq” era escrito por uma fã de HoMin, assim como o blog “thejyjfiles” é escrito por fãs de JYJ.
A partir dai esqueci todos esses sites, porque nesse momento pensei que não podia confiar em nenhum blog, apenas no que os JYJ e HoMin diziam em entrevistas. No mês passado descobri umas traduções da noticia do “processo contra a SM” em várias televisões japonesas, e nesses programas apareciam várias figuras que conhecem bem o sistema e que podia dar a sua opinião sem estar a apoiar um dos lados. E o mais interessante foi que, numa dessas noticias, que a justiça coreana, depois do processo dos JYJ contra a SM, fizeram uma fiscalização em todas as empresas (a ver com a área artística) para ver se os contractos quebravam alguma regra, e 19 dessas 20 empresas quebravam uma ou mais regras, por isso o problema não é só a SM. E o mais chocante é que soube, nessa mesma noticia, que uma actriz se tinha suicidado porque o chefe da empresa em que ela trabalhava obrigava-a a “fazer favores sexuais” a outros homens (desculpem, não tenho o vídeo à mão, por isso não me lembro se os homens eram empresários, ou outros tipos…). O que me chocou foi que ela não conseguiu aguentar chegando ao ponto de pensar em suicidar-se… Mas continuando com DBSK…
Até o lançamento do album "In Heaven" eu pensei que estava a ser uma má fã, porque só ligava aos HoMin, mas quando vi o MV "Get Out" pela primeira vez fiquei feliz por sentir-me emocionada por ver o JJ, JunSu e YooChun <3 Na altura pensei "afinal não sou uma má fã".
É verdade que eu vou mais vezes ao site "continuetvxq" do que ao site "jyj3" (aka eu sou mais fã dos HoMin do que dos JYJ), mas eu acho que todas as cassies têm um grupo que gostam mais, né? O problema é que algumas delas levam esse "gosto" longe de mais e isso cria aquelas guerras estúpidas entre cassies. Mas acho que “criar conflitos” é algo normal num ser humano, né?
E ainda não acabou, depois o “Maximum” versão OT5, aka DBSK, apareceu “do nada” no youtube. Lembro-me de ser umas 3 da manhã e só queria ver alguns sites antes de ir dormir, e quando entrei no DBSK.com.br descobri isso. Na altura o vídeo tinha sido publicado à muito pouco tempo, e o primeiro comentário que li foi “cassies baixem este vídeo antes que o youtube o apague”. Nesse dia acabei por ficar mais uma hora acordada por causa disso.
E quem diria que hoje, se forem ao youtube e escreverem “OT5 Maximum” ainda encontrariam vários vídeos? Onde está o poder da SM, lol.
E tenho que disser que foi a primeira vez que fiquei desapontada com os HoMin deste o seu comeback, afinal em várias entrevistas eles disseram que queriam mostrar um DBSK completamente novo, e acho que utilizar músicas que foram feitas para os 5 não é muito novo… Claro que eu também sei que a SM não ia pôr a música de lado, mais vale os HoMin a cantarem-na do que outros grupos da SM, como Shinee, Super Junior, etc, né?
Eu sei que a culpa não é dos HoMin, afinal não foram eles que produziram o álbum, mas só nesse momento é que percebi o que os JYJ deverão ter sentido no momento em que ouviram os HoMin cantarem “Maximum”, e principalmente o YooChun, que foi quem escreveu a letra…
Mas por outro lado se a música “Maximum” tivesse sido a principal do álbum dos HoMin ai sim teria sido o “fim do mundo”.
Por último (é comprido, né? Obrigado se leram até aqui), ouvi disser que o contracto dos DBSK acaba este ano… o que quer disser que para o ano os JYJ já podem aparecer na TV coreana sem problema nenhum?
Algumas pessoas dizem que será a oportunidade dos HoMin de saírem da SM, mas eu não sei se isso será certo… Claro que eu quero os 5 juntos, e ouvir OT5 Maximum deixou-me ainda com mais vontade. Mas os HoMin e os JYJ não estão em contacto (ouvi disser que um dos membros do super júnior ainda fala com o JunSu, e parece que algumas cassies vêm esse membro como “pombo correio” entre os JYJ e os HoMin, nunca se sabe), e realmente não sei o que irá acontecer a seguir. Eu quero tanto que isto tudo termine! Para saber uma vez por todas se eles vão ficar juntos ou não!

E aqui fica um presente para aquelas cassies que AKTF. Acho que toda a gente sabe que os JYJ ouviram o album dos HoMin, certo? O JunSu até comentou sobre ele. Mas eu acho que nenhuma de vocês sabe se os HoMin já ouviram alguma música dos JYJ.
Aqui está a prova (primeiro pensei que fosse uma montagem, mas é real, acreditem! Isto passou-se numa “press conference” na Tailândia, em Abril eu acho. Eu não sei se o telemóvel era de uma fã ou de um jornalista, mas aos 02:00 deste vídeo a música “Be My Girl” dos JYJ toca. Vejam a reacção dos HoMin, alguém que não conhece a música não reage assim)
Lol, o ChangMin ficou baralhado por um momento, e vocês sabem como isso é raro. xD
Para quem não ouviu existe outra fancam, mas só a focar o YunHo.
Tenho que disser que depois que descobri estes fancams o meu AKTF aumentou drasticamente.
Bem, acho que é tudo.
Mais uma vez obrigado por lerem até ao final.

E opiniões são bem vindas (deste que não comece a haver uma guerra JYJ fãs vs HoMin fãs)
AKTF
E que os HoMin ganhem algum premio este ano >.<